-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

domingo, 21 de junho de 2009

O blogueiro José Saramago


José Saramago concedeu uma entrevista publicada hoje pelo jornal argentino Clarín, falando sobre seu livro, que reúne os textos postados em seu blog “Cadernos de Saramago” (veja na nossa lista “Confira estes Blogs”). O livro será lançado no dia 25 deste mês, em um encontro com blogueiros de todo o mundo, em Lisboa. Segundo Saramago, após o crescimento dos blogs "está se escrevendo mais, embora pior". Afirma ainda que "A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve". O escritor, de 86 anos define brilhantemente esse novo meio de informação na internet: "os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo".

Saramago retrata exatamente a realidade dessa nova ferramenta de comunicação. Confesso que por muito tempo eu nunca pensei em acessar um blog, pela dúvida acerca da confiabilidade na fonte das informações ou na qualidade dos textos postados. Porém, depois de conhecer melhor o processo de elaboração de um blog, percebi que realmente, por ser uma ferramenta totalmente livre, um blog pode ter um conteúdo que colabore pouco ou nada com a movimentação das informações, ou que apresente baixíssima qualidade na escrita, estilo “blog que escrevi para mim mesmo”, ou um tipo de “Querido Diário que quero revelar para o mundo todo”. Por outro lado, se você pesquisar e filtrar todo esse conteúdo, essa liberdade inerente ao blog permite o acesso a informações muito mais focadas e ricas em conteúdo crítico, o que praticamente não encontramos no jornalismo tradicional, em que predomina uma grande variedade de assuntos, impedindo que o leitor se aprofunde nos fatos e reflita sobre o que acontece ao seu redor. No universo blogueiro, o leitor pode escolher um perfil de Blog para poder acompanhar notícias sobre a política brasileira e assim pode ter a certeza de que não vai precisar ver notícias sobre “a ex-BBB Priscila pagando peitinho na balada”, por exemplo. Além disso, um blogueiro escreve o que pensa, honestamente, com bem menos barreiras para expressar suas opiniões, e o melhor de tudo, em primeira pessoa. Na Europa o crescimento dos leitores de Blog é expressivo. Nos EUA, a informação digital provocou o fechamento de Jornais impressos no início do ano. Acredito que a leitura diária de Blogs será uma realidade para a maioria dos internautas em breve no Brasil, o que só vai colaborar com a melhora na circulação das informações nesse país e, quem sabe, em uma reestruturação na forma de fazer jornalismo pelos grandes veículos de comunicação.

Achei ótimas as palavras de Saramago (como sempre) as quais não desqualificaram em nada os blogueiros, afinal ele se inclui nesse grupo, mas apenas instigaram essa legião de escritores a comprometer-se com a qualidade, no momento que se quer assumir a responsabilidade de lançar idéias e formar opiniões, em grande escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário