-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O trabalho de Al Gore: preservar o meio ambiente é uma questão de opinião?

Fazendo um trabalho, assisti um vídeo sobre uma palestra de Al Gore, de 2008. O vídeo é fantástico, passei a gostar mais ainda dele. 
Al Gore mostra no vídeo o quanto é  nteligente, com senso de humor e motivado. Aliás, sua motivação é contagiante, daquelas de discurso do Presidente dos EUA minutos antes do meteoro colidir com a Terra, sabe? Só faltava aquela musiquinha de fundo do Armagedon. Al Gore falava sobre o aquecimento global e a crise climática. Sei que Al Gore exagera em algumas previsões. Mas não entendo como pode Al Gore e outros ativistas serem considerados “polêmicos”, como se fosse uma questão de dois lados. Aliás que história é essa de meio ambiente ser assunto polêmico? Como assim?
No meu tempo, as geleiras derretiam ou não derretiam, animais morriam ou não morriam, a camada de ozônio se destruía ou não se destruía. São fatos, não são idéias a serem discutidas. Lógico, previsões de quando o mundo vai queimar podem gerar opiniões divergentes. Mas o fato de que as nossas ações estão transformando o mundo está aí, quer queiramos ou não. O que não posso aceitar é que, a partir das divergências sobre prazos que nós temos, se tome tudo por uma grande teoria da conspiração, como li em vários blogs na internet. Cheguei a ler um comentário assombroso mais ou menos assim: “Não acreditem neles (nos ativistas)! Gás carbônico é vida! Eles lutam contra a emissão de gás carbônico para nos matar, para nos escravizar!” Meu Deus! O que essa pessoa anda lendo?
Realmente, é bem grande o grupo que acredita que o aquecimento global não existe. Tudo bem que a coisa pode não ser tão assustadora como os ativistas divulgam , mas é impossível viver com a idéia de que continuar jogando lixo nos córregos, ou nos lixões a céu aberto não afeta nada. Que o aumento do número de carros não influencia a pureza do ar. Que podemos continuar desmatando, jogando lixo por aí, desperdiçando energia elétrica, etc., numa boa, pois a natureza se renova sozinha. Só em desenho animado.
Vou tentar resumidamente contar o que vi no vídeo. Tarefa difícil, pois são 30 minutos de idéias intrigantes, que no mínimo farão pensar. A mim, não fez pensar somente sobre o meio ambiente, mas como brasileira, sobre nossa consciência e sentimento de coletividade diante de várias questões do nosso país. Al Gore diz que não basta mudar nosso comportamento diário no sentido de trocar lâmpada comum por econômica, separar o lixo, usar painéis solares, etc. Mas mais importante que isso, precisamos mudar nosso comportamento para adquirir consciência de democracia
E para mim, ele tocou no centro da questão, pois este é o foco do início da mudança no nosso planeta. Al Gore quis dizer que precisamos ter vivo, dentro de nós, o conceito da democracia, tudo que ela realmente nos permite fazer, e aplicar isso no nosso dia-a-dia. Pois é a democracia que permite que não fiquemos calados diante dos problemas ambientais, nem diante de nenhum direito que queiramos defender. É por causa da existência da democracia que podemos abrir a boca e exigir dos governantes uma atitude. Exigir que invistam em energias renováveis, que aumentem os impostos e a fiscalização sobre empresas poluidoras.
Além disso, Al Gore, lá em 2008, fala sobre uma medida arrojada: a instituição de impostos sobre a emissão de CO2, idéia que só começa a ser encarada pela França em 2009, e, pelo que li, até agora está dando trabalho para ser efetivamente aplicada naquele país, (se eu estiver errada me corrijam, por favor). Mas Al Gore sugere mais: que esse imposto substitua outro, como os encargos trabalhistas, por exemplo, aliviando a carga tributária na contratação, gerando portanto mais empregos (olha que cara fantástico). Sim até porque, se você só aumenta os tributos e não compensa por outros, torna a luta ambiental antipática e com uma imagem oportunista (como é o caso da França por exemplo, mas isso é assunto para outro post). Aqui no Brasil, só a criação do imposto sem compensação por outro nem preciso dizer no que daria né.
Al Gore mostra em slides dados impressionantes sobre a transformação do mundo nesses últimos anos (derretimento da área das geleiras na calota polar do hemisfério norte, diminuição da área da vegetação na Bolívia e outros dados). Finaliza dizendo que somos a geração que tem a missão de salvar o meio ambiente, e devemos nos orgulhar disso. Acrescenta dizendo: “não me venham com essa de que não é possível fazer isso. Com recursos aplicados em uma semana de Guerra no Iraque, poderíamos colocar o mundo no caminho para solucionar esse problema.” Nossa...
Terminei de assistir o vídeo me sentindo cheia de disposição para levantar da cadeira e agir. E o que fazer? Como diz Al Gore em sua palestra, temos uma grande ferramenta de motivação nas mãos. A comunicação. Se usarmos a internet para exigir vontade política do governo federal, dos líderes mundiais, para tomar medidas efetivas para a preservação do meio ambiente, muita coisa pode ser feita. E não só a internet, mas todos os meios de comunicação. Com relação à TV, a MTV desempenha um trabalho fantástico de conscientização. Independentemente do momento que o país atravessa, ela sempre tem na programação propagandas sobre meio ambiente.
Vamos divulgar o que é bom, divulgar as boas propagandas sobre defesa do meio ambiente e até usar nossa criatividade para criarmos nossas próprias bandeiras pelo meio ambiente. Quem sabe um criativo hashtag no Twitter?
P.S.: o video é em inglês e logo abaixo tem a opção de legendas em 37 idiomas.