Dando uma espiada na Folha de São Paulo, dei de cara com uma manchete que me paralisou. Li rapidamente o título: “Comitê do PT recebeu dossiê sobre a filha de Serra.”. Pensei automaticamente: “Meu Deus, foi o PT que encomendou a quebra de sigilo na Receita Federal! Não acredito!”. Entrei na notícia. Eis que leio a palhaçada da Folha: a notícia relata, depois de um primeiro parágrafo alarmante, que o tal dossiê teria sido utilizado pelo PT de São Paulo em 2005 (isso mesmo, em 2005). Naquela época, o PT usou este dossiê para tentar iniciar uma CPI na Assembléia de SP, pois o partido suspeitou que a empresa da filha de Serra estava sendo beneficiada com licitações. No fim das contas foi aberto um processo mas não deu em nada, nada ficou provado. Em suma: que tentativa mais esdrúxula foi essa da Folha de prejudicar a campanha de Dilma? Que jogada mais sacana e absurda essa de tentar colocar na mente dos leitores a sementinha da idéia: “se eles fizeram dossiê antes, podem muito bem ter quebrado o sigilo da receita federal agora”. Ainda mais que lááá no meio da reportagem, em uma linha muito discreta, acredito que colocada pelo mínimo de ética jornalística, consta: “Não há nesse lote de papéis indício de quebra de sigilo bancário ou fiscal.”
Uma reportagem grande no tamanho, grande na inutilidade e no desserviço à informação.
Esse espernear de Serra é cansativo e aborrecedor. Como bem disse o Lula, Serra se dedica no foco errado. Ao invés de trabalhar para melhorar sua campanha, trabalha para prejudicar a oponente. O povo vê que isso não pega bem. O povo está querendo mais política, mais boa política. O povo está se politizando mais, e isso é excelente.
Eu não acredito que o PT iria correr esse risco, sabotando fatalmente o governo Lula. Além do mais, não foi utilizado nenhum dado da filha de Serra na campanha de Dilma. Dilma arriscaria o pescoço para não aproveitar nada dessa quebra de sigilo?



Acompanhemos as cenas do próximo capítulo. Quero muito ver a solução dessa investigação, os culpados têm que ser punidos, a quebra de sigilo da receita é um crime que coloca em cheque os valores constitucionais desse país. Enquanto isso, espero que Serra cuide mais de sua campanha, e deixe as investigações seguirem.