-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

José Saramago: Um Doce regresso


Desculpem a breve ausência. Há momentos em que tenho que deixar meu “eu blogueiro” de castigo por uns dias. As vezes esse “recesso” é angustiante, pois a vida, as notícias (e o Congresso Nacional) não param. Mas algumas vezes uns aspectos da vida precisam de mais dedicação que outros. Volto, coincidentemente, para falar de um regresso. Mas esse regresso é muito mais entusiasmante, e deixou essa humilde blogueira extremamente grata. Não sei se todos acompanharam, mas o penúltimo post de José Saramago, em seu blog O Caderno de Saramago, intitula-se “Despedida”. E não pude evitar a melancolia quando li o trecho: “Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não creio”.

É por uma causa nobre. Saramago está começando outro livro. Mas de qualquer forma essa notícia não preenche um certo vazio que ficará até a publicação de sua nova obra.

Porém, ontem, 11 de setembro, encontro, como uma doce surpresa o post “O regresso”. O texto de Saramago refere-se ao retorno dos restos mortais de Jorge de Sena à Portugal, sua terra natal. Jorge de Sena foi um dos escritores de maior inspiração e mais intelectualizados durante a ditadura salazarista, o que acarretou-lhe a perseguição política e o exílio. Esse importante regresso de Jorge de Sena provocou o breve regresso do nosso blogueiro, José Saramago. Espero que ele retorne mais vezes ao lugar que, como ele mesmo diz “onde mais a gosto pode expressar-se...