-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

domingo, 16 de novembro de 2014

De René Girard a Ozzy Osbourne: Um estudo através de Iron Man - Black Sabbath!






Pra quem acha que heavy metal e estudos acadêmicos não funcionam bem, esta postagem está aqui pra ilustrar que muito há a explorar no tema, utilizando o microscópio filosófico acadêmico.  Dois estudantes da pós-graduação em direito da Pucrs (Mestrado e Doutorado) uniram força, conhecimento e gosto pelo heavy metal em um artigo científico.  Tema polêmico merece uma música polêmica, de uma banda ainda mais polêmica: Black Sabbath (que ao lado do Led Zeppelin e Deep Purple, forma a santa trindade do Heavy metal – amém!).

A música escolhida é a IRON MAN, vem do disco PARANOID de 1970. O que Iron Man tem de tão especial? Qual a relação entre o Mimetismo, Cristianismo e Black Sabbath? Bom, essa parte não vou comentar para evitar “Spoiler”. O Ideal é se desapegar dos preceitos e analisar o texto de forma coerente. Bom, e ao final, ter todo o direito de concordar ou discordar com a ideia apresentada. Afinal de contas, eis a grande magia do livre arbítrio.
Agora, acessa o arquivo e deixa o som rolar. Se ao menos a reflexão não te servir, tenho certeza que a polêmica irá render boas conversas entre os amigos. A ideia do artigo e da postagem não é testar fé, e sim trazer uma nova forma de pensar sobre velhos assuntos. 

E se de repente você topasse com alguém na rua, dizendo que veio do futuro e que desse futuro que ele veio a humanidade inteira foi destruída? Qual seria sua reação?


        



Heavy boots of lead
Fills his victims full of dread
Running as fast as they can
Iron man lives again!” (Iron Man, Black Sabbath)



Para ter acesso ao artigo CLIQUE AQUI

Autores:
Milton Gustavo Vasconcelos Barbosa - Doutorando em Ciências Criminais (PUCRS)
Wilson Franck Junior - Mestrando em Ciências Criminais (PUCRS)

Para visitar o Currículo Lattes dos autores, basta clicar nos nomes. 

Imagem e vídeo: Black Sabbath Official