-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Eleições 2010: Presidente?? Que nada! Preste atenção nos Deputados e Senadores!

As eleições no Brasil transformaram-se rapidamente, após a redemocratização iniciada em 1985. Em 1979, finalmente saímos do bipartidarismo (regime militar), o qual obrigou diversas forças políticas opostas a se reunirem no MDB, para fazer oposição ao partido do governo (ARENA). A partir de 1979, demos início ao pluripartidarismo. A partir daí, a formação de um partido se baseou nas ideologias compartilhadas pelo mesmo grupo, o que, a meu ver, é sem dúvida uma das maiores conquistas da democracia. Contudo, acredito que a multiplicação de partidos políticos, de forma tão rápida, é um dos motivos que causaram uma confusão no foco do cidadão. Não há mais importância no partido em si e suas ideologias, mas sim no candidato e seu carisma. A busca hoje é pela liderança que o candidato representa. A volta do estilo populista de governar comprova isso. Porém, todos sabem que um candidato não governará sozinho, e provavelmente seguirá, na maioria de seus atos, a ideologia do seu partido.
Diante dessas transformações, o cidadão passou a se preocupar muito mais com os candidatos aos cargos de Presidente da República e Governador do Estado (no caso das eleições 2010), esquecendo-se dos demais. E você? Quem são seus candidatos ao cargo de Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual?  
Alguns poderão responder:

- Humm...não sei...se me derem algum santinho no dia da votação, aproveito! Se não achar ninguém, voto na legenda!
- Humm...acho que vou votar em um candidato amigo da minha tia...se não achar ninguém, voto na legenda!

Nem vou comentar o que penso a respeito de votos brancos e nulos...

A realidade é que todos querem tomar uma decisão a respeito de quem irão colocar à frente da Presidência ou Governo Estadual (ou seja, à frente do PODER EXECUTIVO). Mas nem todos param para analisar as propostas e passado político dos candidatos ao Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa (ou seja, o PODER LEGISLATIVO). Conforme irei demonstrar nos próximos posts, é o Poder Legislativo quem toma as decisões mais importantes neste país. Não se preocupar com o Deputado ou o Senador em que você vai votar perpetua a “velha turma” no poder. E faz com que a política Brasileira continue terminando em pizza.
Na sequência, vou falar um pouco mais do Poder Legislativo e o tamanho do seu poder nesse país. Fique atento, 2010 é o ano!

2 comentários:

  1. por mim , amontoava todos , tascava gasolina e passva um fósforo bem quentinho neles. Estão todos pedindo uma cama quente de hospital. Dae viria uma nova "safra" de gente boa que só quer o melhor para o povo! ( jura )

    ResponderExcluir
  2. Precisamos ter esperança e acreditar na renovação do Legislativo. Seja otimista, meu Lord Azrhael! :)

    ResponderExcluir