-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NOW BLOW YOUR SPEAKERS OUT


A segunda grande invenção da humanidade, em minha humilde opinião, foi o Compact Disc, segunda, porque em primeiro está a roda (já que o fogo foi descoberto e não inventado). Graças ao CD, nossa geração está tendo livre acesso a grandes invenções do passado, que com certeza ficariam perdidas no tempo se não fossem os fantásticos relançamentos. Dessas invenções re-descobertas, a que mais marcou é um disco chamado “VOLCANIC ROCK”. Aparentemente é um trabalho bastante desconhecido no Brasil, talvez pelo fato da banda não estar incluído no circuito norte americano musical.
Bem, senhoras e senhores! É chegada a hora, todos a bordo do Delorean, peço permissão para ser seu piloto e condutor nessa pequena viagem no tempo. Vamos lá:
ANO: 1973
O ALBUM: VOLCANIC ROCK
A BANDA: BUFFALO
Foi no ano de 1973 que a banda BUFFALO editou o pesado (para a época) “Volcanic Rock”, mas a história começou um pouco antes.
Por volta de 1966-67, encontramos os primeiros registros do vocalista Dave Tice (nascido na Inglaterra, mas residente na Austrália nessa época) e o baixista Pete Wells tentando convencer platéias em algumas bandas locais de Brisbane - Austrália (The Odd Clolours,Strange Brew e The Capitol Band), mas ainda não era isso que eles queriam. Faltava algo de empolgante nestes trabalhos, apesar de conseguirem algum êxito local acabam sem deixar rastros com o fim das bandas. Foi então que no inicio de 1968 montam a “HEAD”, que seria o primeiro pulso de vida do que se tornaria a BUFFALO, ao lado de Neil Jensen (guitarra) e Steve Jones (bateria).
Com uma idéia firme de sucesso na cabeça, os garotos da HEAD resolvem tentar o golpe de sorte mais ao sul da ilha e mudaram para Sydney em 1970; entretanto, morar na “cidade grande” não é fácil pra quem está acostumado com a vida pacata do interior, e Jensen e Jones não resistem a essa pressão e saem da banda, dando lugar respectivamente para John Baxter e Peter Leighton (vindos das bandas MANDALA e AFTERMATH, ambas sem muito sucesso).
Finalmente em 1971 a HEAD faz seu primeiro registro fonográfico em um compacto “Hobo” / Sad songs” e “Then” (uma grande peça digna de coleção, pois não até hoje não foi relançada em nenhum formato), logo em seguida o baterista da banda resolveu sair, pois não estava muito contente com o resultado do grupo (mal sabia ele!). Foi então que a mágica começou, veio para o grupo o baterista substituto Paul Balbi,que trouxe na mala mais um vocalista, Allan Milano ( também ex-integrante da MANDALA).
Pronto! Estava tudo pronto bastava apenas sacudir a toalha vermelha na frente da HEAD para ela ser tomada pela fúria de um touro e se transformar na BUFFALO.
Graças ao empresário da banda na época, Mal Myles, foi tomada a decisão de mudar o nome, pois segundo ele o nome atual fazia apologia a drogas e sexo. Além disso, achava que o novo nome deveria começar com “B”, banda com essa inicial provavelmente teria sucesso na época (Black sabbath,Beatles,etc.). Não existe registro de onde surgiu o nome BUFFALO, sabe-se concretamente que foi Milano quem sugeriu. BUFFALO então nasceu!
Parece que o empresário estava certo, em 1972 eles conseguiram assinar contrato com a lendária Vertigo (primeira banda fora da Inglaterra que conseguiu essa proeza), pois ela tinha no seu cast nada mais nada menos que URIAH HEEP e o próprio BLACK SABBATH.
Com isso não demorou a sair o primeiro trabalho “Dead Forever”. Foi um trabalho bem realizado, mas a total falta de repercussão não permitiu que o disco fosse um tremendo sucesso, o que acabou ocasionando uma grande crise interna. Estava sendo pintado aparentemente o fim do quadro da banda: Tice (vocal) foi para um grupo chamado MR.MADNESS, enquanto os demais continuavam a ensaiar vagamente- com exceção de Milano, que literalmente sumiu do cenário musical. É, realmente parecia o fim.
Porém, um acontecimento iria mudar tudo...
Muito bem senhoras e senhores, é chegada a hora! Ano de 1973, o mês é janeiro e o BLACK SABBATH fará um tour pela Austrália e a gravadora, que sabia ter um nome de peso, “exige” a presença da BUFFALO para abrir o show do BLACk SABBATH. O show foi batizado de “The Clash of The Titans”, e vendido como o máximo em peso de experiência sonora para fãs de heavy rock.
Realmente, faltou palco para tanto peso de som. A BUFFALO abriu o show e era hora do Sr. OZZY e sua trupe subir ao palco. Porém, a platéia queria mais dos australianos... Resultado?
Sr. OZZY, não gostando nenhum pouco da situação, sobe ao palco e se pega às tapas com Tice e os dois foram tirados do palco pelos seguranças. Depois, o BLACK SABBATH sobe ao palco e dá o seu show, é claro. Naquele ano ainda a BUFFALO abre shows para o SLADE e STATUS QUO, sendo novamente aclamados pela platéia (dessa vez sem tapas).
Como perceberam que o lance deles era tocar “alto e pesado”, decidiram gravar um álbum digno de gente grande, nessa época Balbi sai da banda e dá lugar a Jimmy Economou, vindo do MANDALA (mais um?).
Dessa maneira, com a formação estabilizada em Dave Tice no vocal, John Baxter na guitarra, Peter Wells no baixo e Jimmy Economou na bateria, eis que é concedida a vida, ao extremamente pesado para a época, “Volcanic Rock”, uma obra prima da banda, uma verdadeira dádiva do rock do inicio ao fim. No melhor estilo do que já vinha sendo feito no cenário do rock, os australianos da BUFFALO mostraram ao que vieram!
No começo dos anos 70, os BEATLES haviam se separado e os fãs dos ingleses ainda lamentavam o fim da banda. Enquanto isso, na Austrália, a BUFFALO estava quebrando tudo mostrando no que o tempo iria transformar o rock.
Não parou por ai é claro, houve outros lançamentos da BUFFALO, mas nenhum tão furioso tanto quanto o “Volcanic Rock”. Em 04 de janeiro houve uma reunião dos ex-integrantes da banda, que dividiram o palco com o BLACK SABBATH. Segundo John Baxter, só existe uma gravação ao vivo da década de setenta, feita por ele mesmo no show que abriram para o BLACK SABBATH, em um gravador de 4 canais e esta com péssima qualidade (porque Baxter não plugou na mesa, ele simplesmente apertou “REC” e largou do lado do palco).
É hora de voltar, coloquem os cintos de segurança, por favor, que o Delorean vai partir rumo a 2009 novamente, obrigado pelo passeio, espero que tenham gostado. Estando de volta para o futuro, quando tiverem oportunidade confiram o som da BUFFALO, pra quem gosta de rock, é um prato muito bem servido!
Até mais, só para dar uma Idéia do que vimos aqui, deixo-os na companhia da música que abre o álbum “Volcanic Rock
E Como diz a contracapa: “NOW BLOW YOUR SPEAKERS OUT!”
SUNRISE (COME MY WAY)


Nenhum comentário:

Postar um comentário