-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Para entender o que acontece em Honduras...


Como entender o que está acontecendo em Honduras? Quem ganha com a deposição do presidente Manuel Zelaya (apelidado por seus admiradores de “Mel”)? Como entender as posições dos principais países americanos acerca do caso? Para responder a essas perguntas e aprofundar a análise é imprescindível remeter a uma breve história de Honduras, entender de que forma Zelaya chegou ao poder, e o contexto político da época de sua deposição.

Honduras foi por muito tempo o que se convencionou chamar, pejorativamente, de “república bananeira”, um país pobre, onde a economia estaria dominada pela produção de monocultura (da banana, no caso) e pela concentração de terras nas mãos de elites submetidas aos interesses estrangeiros. Neste contexto, depreende-se, claro, a maioria da população estava afastada do sistema político. Durante o período da Guerra Fria, por exemplo, Honduras funcionou como base para operações do exército estadunidense contra a revolução de cunho socialista que se iniciara na vizinha Nicarágua, em 1979. Pode se imaginar que qualquer estabilidade política e a presença de valores democráticos neste país dependeriam, em última instância, dos interesses dos EUA. Assim, os golpes tiveram presença marcante na história do país, pois era interessante a Washington a descontinuidade de projetos políticos populares consistentes no país. Tantos foram as derrubadas de governos que a capital, Tegucigalpa, ficou conhecida como Tegucigolpe.

Contudo, a eleição do candidato do Partido Liberal, Manuel Zelaya, em 2005, foi a resposta da população às consecutivas administrações corruptas e subordinadas aos interesses estrangeiros. As propostas de Zelaya atendiam aos interesses da população mais pobre e visavam a resolução dos problemas da combalida economia nacional hondurenha, haja vista que Honduras é o terceiro país mais pobre do nosso continente. Por óbvio, essas mudanças desagradaram as elites conservadoras nacionais e também o então governo estadunidense de George Bush Júnior, que via o surgimento de mais um país identificado com ideais “de esquerda” na América Latina (ao lado de Venezuela, Equador, Paraguai, e outros).

Pois bem, o que, então, causou sua deposição e exílio? O estopim para que as demais forças políticas hondurenhas depusessem Zelaya foi seu intento de consultar a população para mudanças constitucionais, através da eleição de uma Assembléia Constituinte. Os opositores, contudo, entenderam se tratar de tentativa de manipulação do governo para inserir na nova e futura Carta a possibilidade de sua reeleição (a atual Constituição não permite reeleições). Assim, o golpe se deu, Zelaya foi preso, deposto e deportado. Em seu lugar assumiu o presidente do Congresso Nacional, Roberto Micheletti. Desde então, Zelaya, com apoio internacional, tenta retornar ao cargo, mas até o momento seus esforços foram infrutíferos.

A reação da comunidade internacional à deposição de Zelaya foi de unanimidade na sua condenação. Todos os países e instituições mundiais foram claros sobre a impropriedade do ato e, em coro, exigiram a volta do presidente eleito ao cargo. A Venezuela de Chaves foi a mais contundente em suas críticas e ameaçou intervir militarmente em Honduras contra o governo de Micheletti. A postura de Hugo Chaves se deve ao fato de Zelaya ser seu aliado político no continente e também à participação de Honduras na ALBA - Aliança Bolivariana para as Américas - bloco internacional da qual Chaves é um dos idealizadores, juntamente com Fidel Castro, de Cuba. O governo de Barak Obama, por seu turno, igualmente condena o golpe, mas utiliza apenas recursos diplomáticos para tal, pouco se envolvendo diretamente na situação. Isto porque há setores conservadores estadunidenses (ligados ao partido republicano) muito contentes com a reviravolta em Honduras e, neste caso, o apoio explícito de Obama a Zelaya poderia se reverter em crise interna nos EUA, opondo ainda mais o partido do governo (democratas) e os opositores (republicanos).

A volta de Zelaya só será possível, creio, através de intervenção armada externa, em uma espécie de contragolpe. Isto porque os grupos políticos hondurenhos que o apoiavam mudaram de lado, inclusive seu próprio partido. E também porque todas as tentativas de negociação para a restituição do poder a Zelaya, mediadas pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e pelos líderes dos países vizinhos, como a Costa Rica, fracassaram e com o passar do tempo a situação se torna cada vez mais complicada para o líder deposto.

O golpe em Honduras mostra como a democracia é uma realidade ainda frágil no continente americano. Deixa claro que quando se trata de promover reformas sociais e políticas tão necessárias para grande parte da população, há ainda interesses obstantes fortes e organizados, pouco identificados com idéias de participação e decisão popular. Portanto, para quem considerava vivermos em novos tempos de paz, liberdade e igualdade política, fica como lição o golpe hondurenho, talvez não o último que tenhamos visto no continente.

Para saber mais:

Artigos sobre Honduras no Boletim MUNDORAMA, um veículo destinado exclusivamente ao debate de temas da agenda internacional: http://mundorama.net/

3 comentários:

  1. apesar da minha ignorância politica ( voluntária por assim dizer) arrisco-me a dizer que o Brasil á poucos dias esteve muito próximo de algo parecido , quando no senado federal uma lei tentando aprovar uma possível reeleição do "lula" esteve sendo votada, então ...
    .... não admiro-m dos tegulcigalpeanos pensarem algo semelhante ,
    hahahahahahahhahahahahhaha
    lula , te cuida , to de olho seu safadoooo!!!
    feitooooooooooooooooooooooooooo
    ( bem vindo Edson )

    ResponderExcluir
  2. É impressionante o quanto a exploração praticada por países estrangeiros que priorizam seus próprios interesses sacrifica de forma brutal todo o futuro de uma nação...o Brasil sabe bem disso, o povo é o espelho de séculos sem identidade...e Honduras mostra agora o que é ter sido o "parque de diversões" de países mais desenvolvidos (EUA) por tanto tempo.


    (seja bem vindo ao Idéias no Tom Edson)

    ResponderExcluir