-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

domingo, 16 de agosto de 2009

Preservação do meio ambiente, indo direto ao assunto – PARTE II :


E lá vamos nós novamente trocar IDÉIAS para proteger o meio ambiente! Fazendo um link com o post anterior, que falava sobre um dos maiores problemas do homem, o que fazer com seu lixo, quero revisar aqui uma atitude básica que todos nós, todos nós mesmo, devemos ter como uma regra, para todo o sempre: separar o lixo.

“Mas isso todo mundo sabe!”, você pode pensar agora. Não, por incrível que pareça muitas pessoas transformaram o conceito de lixo seco e lixo orgânico em algo como a fórmula de Bhaskara: acho que até aprendi no colégio, mas já esqueci e é muito complicado! Relaxe. Esqueça a composição química do lixo, não pense o que você comeu ou bebeu nesse recipiente. Pense apenas: esse lixo é seco ou úmido? Copos plásticos, pratos, embalagens, são secos (por mais que tenha neles uma meleca de resto de comida, vamos esclarecer). O lixo, “em si”, é seco. Agora, guardanapos, papéis higiênicos e, lógico, restos de comida, etc., são coisas úmidas, que não podem ser recicladas (é só imaginar um pouco, e ver que não tem como reciclar mesmo!). Pronto. Assim você precisa só de dois recipientes na sua casa: lixo seco e lixo úmido.

Thiago Oshiro Campi, engenheiro civil formado na UNICAMP (já citei ele no outro post) em sua colaboração para o Blog Papo de Homem, destaca também a importância em cuidar para que o lixo seco não fique contaminado, o que impede sua reciclagem. Assim, sempre que possível, passe um jato rápido de água, para tirar o excesso de resíduos.

Ah, muito importante: depois de todo esse cuidado, garanta que o lixo vai ser recolhido pelo serviço de coleta seletiva. Caso contrário, tudo foi em vão. Para os que moram em Porto Alegre, no site da Prefeitura estão os horários da coleta seletiva, além de notícias, campanhas e postos de recolhimento de remédios vencidos, pilhas e baterias e lâmpadas fluorescentes. Tem também a indicação de postos de entrega voluntária de lixo.

Infelizmente, em muitos casos, apesar da aparente infra-estrutura alcançada pela prefeitura para destinar a maior parte do lixo que produzimos para os centros de reciclagem, muitos de nós cidadãos não correspondemos e não incentivamos esse hábito tão importante para o meio ambiente. No meu caso, por exemplo, apesar de haver horários, duas vezes por semana, da coleta seletiva de lixo, tive informações de que a zeladoria do meu prédio coloca o lixo na rua nos dias que não estão marcados, o que torna inútil a separação que eu faço dos resíduos. Dessa forma, todo o lixo do meu prédio para na mão de catadores e o que não lhes interessa vai para os lixões ou aterros sanitários. A princípio nada é reciclado. Resultado: terei que conversar com quem pode mudar as coisas no meu prédio, sem parecer uma ativista descontrolada, quando na verdade ajudar a prefeitura a realizar seu dever seria o mínimo que qualquer sociedade abriria mão. Pensem a respeito, e se quiserem e puderem, verifiquem em seus prédios se as lixeiras com indicação “orgânico” e “seco” não são apenas artigos decorativos. Às vezes, uma conversa com um síndico pode fazer com que pense que somos loucos, simplesmente porque estamos pensando em algo além do nosso umbigo, ou quem sabe podemos encontrar uma pessoa aberta a idéias para um mundo melhor, e que consiga de forma fácil, com reorganização de horários e uma simples troca de regras, concretizar algo realmente importante para o meio ambiente.

Gostaria de encerrar esse post saindo do assunto do lixo, para que esse tópico não tome conta por completo de dois posts meus! Tenho ainda muitas idéias, novidades, notícias, campanhas, exemplos que grandes empresas estão dando pelo bem do mundo, enfim, muitas coisas boas. Quanto mais leio, mais coisas descubro para contar a vocês, então creio que essa série de textos está longe do fim! Além do lixo, existem inúmeros outros aspectos sobre os quais devemos nos informar: emissão de CO² e conseqüentemente uso racional de diversas comodidades modernas, desmatamento, preservação da nossa água...

Portanto, falando nisso, deixo aqui um dado sobre o nosso gasto de ÁGUA, maior bem da humanidade: em uma descarga são gastos 12 litros de água. Isso mesmo, 12 litros. Por isso a fundação SOS Mata Atlântica está lançando uma campanha: Faça xixi no banho. Fazendo xixi no banho, nós economizamos 4.380 litros de água potável por ano. Ainda, no hotsite Xixi no Banho há uma enquete onde 72% dizem fazer xixi no banho, contra somente 28% que dizem não aderir. Também ali as pessoas têm opção de divulgar a campanha em suas contas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut,StumbleUpon, Delicious, Digg). A campanha é da F/Nazca. Assista o vídeo, que com muito bom humor, convida todos a pouparem a água do planeta:


4 comentários:

  1. Melody, wonderful post ! I posted to my Facebook the video and campaign. Congrats !
    Another thing, too bad in my building they don't separate waste at all. And worse, the building manager is a bitch. =/
    My dear.. I have to apologize to you, I read the msg you sent in a wrong way.. I'll explain in email to you.
    Thanks my friend !!

    ResponderExcluir
  2. Complicado...ainda não consegui falar com a minha síndica sobre a questão da separação do lixo...não entendo por que no Brasil é tão difícil as coisas acontecerem da forma correta, algumas pessoas agirem de forma correta, e pior ainda, você pedir para alguém agir de forma correta...aí o errado é você!! Aguardo teu email! kisses!!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom, Melzinha. To adorando esse blog. É incrível como a gente vê por aí pessoas que não se preocupam com a reciclagem. No meu condomínio temos indicações para lixo seco e orgânico, e eu canso de ver garrafas pet no orgânico. Afff!!!! Tão simples assim e as pessoas não se dão conta que podem colaborar...

    ResponderExcluir
  4. Exatamente isso que digo quando vejo um copo descartável, prato descartável, etc. no lixo orgânico: Afff!! Um ato que não custa nada!! Meu Deus, quando as pessoas vão resolver pensar nas coisas ao seu redor? Talvez quando estivermos em uma situação tão caótica que um ato como não olhar onde coloca o lixo seja punido com um multa milionária, proporcional ao descaso...
    Grande presença Thirza, obrigada por acompanhar o Blog!

    ResponderExcluir