-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Som do Futuro

Moving Picture Experts Group - ½ Áudio Layer 3, te parece um nome conhecido? Bom, talvez não chamado pelo nome completo, mas se chamado pelo “apelido” adotado pela maioria e difundido pela internet, tenho certeza que tomará conhecimento.  Vamos refletir sobre alguns números que o MP3 (sim, é deste formato que estamos falando) mudou na história.
Tudo começou em 1970 quando o Professor Dieter Seitzer, da Univerisdade de Erlangen-Nuremberg na Alemanha, se depara com um grande entrave ao tentar transmitir arquivos de áudio por linha telefônica. Feita a tentativa frustrada, ele reúne um grupo de Técnicos em Codificação de áudio para tentar transformar a ideia em algo viável. Dezessete anos depois (1987) a universidade Erlangen-Nuremberg  Estabelece a parceria com o Instituto Fraunhofer e cria o MPEG (Moving Picture Experts Group), junto a ISO (International Organization for Standarization)  responsável por definir e desenvolver padrões  para a compressão de arquivos de áudio e vídeo. Desde então, tudo que envolve música e arquivos de áudio e vídeo, historicamente falando, não foram mais os mesmos. Os Pesquisadores de Fraunhofer votaram no “.mp3” como extensão a ser adotada nos arquivos de áudio MPEG Layer 3 e disponibilizaram o Codec como Shareware no site “mp3.com” criado por Michael Robertson.
Após passarem dez anos aproximadamente, entram em cena dois grandes atores coadjuvantes que ajudaram a disseminar a ideia em níveis incontroláveis:
Em 1999 o norte-americano Shawn Fanning (e não foi o Justin Timberlake) Desenvolveu um Software que permitia os internautas compartilharem os arquivos de MP3 chamado NAPSTER (som de trombetas). Ao contrário do que muitos pensam o NAPSTER não fazia papel de servidor, ele só mantinha em seus bancos de dados um check list das músicas armazenadas em computadores pessoais. Sendo assim, cada computador registrado no Napster era Cliente e Servidor ao mesmo tempo.
O segundo agente foi criado dois anos antes por Justin Frankel, um FREEWARE desenvolvido em parceria com a Nullsoft chamado WINAMP (quem não lembra?). A primeira versão chamada Winamp32  tinha sequer interface gráfica, seu único objetivo era decodificar arquivos MPEG e jogá-las no mixador de som do sistema. foram na época as ferramentas necessárias para fazer ferver algumas cabeças de artistas e gravadoras.
Em 2006 na Alemanha, o MP3 gera mais de 10.000 novos postos de trabalho e movimenta em torno de 300 bilhões de euros em impostos. Só os alemães gastaram em média 1,5 bilhões de euros em players de mp3 ou produtos correlacionados nesse período.


O interessante é notar que o Mp3 não surgiu com um intuito de ser um vilão. Ele surgiu com a finalidade de transportar arquivos de áudio por linhas telefônicas em uma época que a internet estava longe de ser popular. Mas como tudo se transforma e  na medida em que o tempo passa, as execuções das ideias tomam rumos diferentes dos esperados.  Há quem diga que a mídia virtual será o fim de mídia física, Eis a questão!  De um lado o ressurgimento dos Lp’s com qualidade incrível de outro os tocadores de mídia virtual assombrando avassaladoramente o mercado. O que resta no final das contas, é a gritante pergunta:
- O que, realmente, o futuro reserva para a música?

                 http://justin.frankel.usesthis.com/



3 comentários:

  1. Interessante relembrar esta evolução do mundo musical que, de certo modo, beneficiou alguns e prejudicou muitos. Mas vi uma notícia há 1 semana atrás que me chamou atenção e trazia como titulo o seguinte:

    "A Morte do MP3: linha nova da Sony chega para enterrar formato".

    A Sony traz um novo projeto, um novo formato, e também (é claro) novos players (caríssimos até então) e que irão garantir um ganho notável na qualidade do som, que somente os estúdios e gravadoras teriam acesso.

    E será que a Sony vai conseguir? Ou será só mais um dos grandes fracassos da marca? Hehe.

    Fonte: http://playadelnacho.wordpress.com/2013/09/05/httpwp-mep2lvge-2rt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente e muito relevante o comentário Gabriel, havia ouvido noticias quando ao lançamento do formato próprio da SOny. Não acho que isso irá enterrar o MP3, nem a SONY! Mas é muita pretensão da marca, isso sim!

      Excluir
  2. Mas que seria bacana um upgrade na qualidade do som não podemos negar! Provavelmente essa mudança não irá ocorrer da forma que a Sony pretende (que não seria nenhuma novidade), mas quem sabe um dia..

    Ah e parabéns pelo post, muito interessante!

    ResponderExcluir