-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Na trilha da Emoção (games: PT. I)


Já está mais do que claro que as trilhas sonoras, hoje e sempre, fazem toda diferença em um jogo de vídeo game.  Existem inúmeros compositores renomados e que merecem todo o respeito pelos  trabalhos complexos já realizados.  Alguns poucos conseguem reconhecimento internacional e não é raro “respingar” algum prêmio em algum evento acadêmico desenvolvido para agraciar tais obras. É bem comum acontecerem casos em que os compositores caem no  abismo do esquecimento, embora seu trabalho tenha sido animado por um game de grande sucesso. 

 Hoje gostaria de mencionar um grande mestre nas composições nascido na terra dos samurais, Nobuo Uematsu. Nascido em 21 de março de 1959, Uematsu começou a tocar piano com aproximadamente 11 anos. Como todo bom autodidata, ele nunca recebeu aulas formais de Piano ou de qualquer outro instrumento. Tocou teclado em algumas bandas independentes na juventude e chegou a compor alguns Medleys para comerciais de TV no Japão. Um dia Uematsu estava na loja de aluguel de instrumentos musicais, onde trabalhava, quando foi abordado por agentes da Square (produtora de games) que o perguntaram se ele gostaria  de “compor alguma coisinha simples” para um novo projeto que a produtora iria lançar. Seu Début na Square foi com o Genesis em 1985. Enquanto estava criando a trilha desse game,  conheceu Hironobu Sakaguchi, que lhe convidou a musicar uma série de games que ele estava criando para a Square. Sabiamente ,Uematsu não hesitou em aceitar. Na sequência então vieram, Eroge, Alpha e o tão idolatrado Final Fantasy. Após acontecer a combinação mágica de Uematsu e Final fantasy, o compositor assinou a trilha sonora de mais de 30 títulos. Sua primeira trilha da saga foi The Final Fantasy Legend em 1989 e, desde então, notas musicais jorram Fuji abaixo.  Uematsu inspira-se em influências diversificadas, variando de imponentes clássicas sinfônicas ou heavy Metal e transitando genialmente entre o New Age e o Hiper-percusionismo do Electro-Techno.  Em Lost Odyssey, por exemplo, o Gênio abusa em várias pontuações dos arranjos clássicos para o Jazz contemporâneo. Fã confesso do Celtic Music e folclore irlandês nas horas de folga, o compositor gosta de ficar em casa com sua esposa Reiko (que conheceu na faculdade) e seu Beagle Pao. Quando está em casa seu passatempo predileto é beber cerveja e assistir Wrestling Profissional. Uematsu mencionou em uma entrevista que seu sonho na juventude era ser lutador profissional. Decepção de um, alegria de milhões. Cheio de brilho, genialidade e sentimento, em 2012, “Theme Aerith”, escrita por Uematsu para Final Fantasy VII, foi eleita na posição 16 no relatório anual da Classic FM (UK) Hall of Fame  top 300. É a primeira vez que uma canção escrita para jogos habita a lista. Seguem alguns trabalhos assinados por Uematsu:



 Genesis (1985)
 Cruise Chaser Blassty (1986)
 Alpha (1986)
 Crystal Dragon (1986)
 King's Knight Special (1986)
 King's Knight (1986)
 Aliens (1987)
 3-D World Runner (1987)
 JJ (1987)

Chrono Trigger (1995)
DynamiTracer (1995)
Front Mission: Gun Hazard (1996)
Final Fantasy VII (1997)
Final Fantasy VIII (1999)
Final Fantasy IX (2000)
Final Fantasy X (2001)
Hanjuku Hero Vs. 3D (2002)
Final Fantasy XI (2002/2003)
Final Fantasy Tactics Advance (2003)
 ... entre muitos outros projetos em Filmes e animações.

Pra ilustrar  as palavras, nada melhor que Música:


Symphonic Odysseys - A Tribute to Nobuo Uematsu





1. Opening Fanfare by Nobuo Uematsu 0:00
2. Final Fantasy (Concerto for Piano and Orchestra) 3:12
3. King's Knight ("A Pretty Day Out") 22:55
4. Chrono Trigger ("Silent Light") 28:51
5. The Final Fantasy Legend and Final Fantasy Legend II ("Main Theme" and "Save the World") 34:39
6. Final Fantasy X ("A Fleeting Dream") 40:50
7. The Last Story ("Spreading Your Wings") 47:14
8. Final Fantasy XIV ("On Windy Meadows") 53:47
9. Blue Dragon ("Waterside") 1:00:33
10. Lost Odyssey (Suite: "Prologue (Main Theme)" | "A Formidable Enemy Appears!" | "A Sad Tolten" | "Dark Saint" | "Light of Blessing / A Letter" | "Epilogue (Main Theme Reprise)") 1:07:04
11. Encore I: FFX 1:27:39
12. Encore II: FFVII 1:32:25
E a pedidos, a premiada Aerith's Theme:






Fonte: NOBUOUEMATSO.COM
            WIKI.ORG
            

5 comentários:

  1. A carinha do Japa! AjhAHAHa. E é claro, tinha que ser Asian, haha.

    Show man, muito legal o post! A música influencia sim, e muito, a qualidade de um jogo.

    Esperando a segunda parte da matéria ;) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabe, Um carinha que consegue ser Autodidata no Piano tem que ser, no mínimo, respeitado! logo sairá as outras partes que irão compôr a série!

      Excluir
    2. 11 anos e aprender a tocar piano sozinho?? Tem que ser megahipersuperultra gênio pra realizar tal feito. Certeza que ganhou meu respeito!

      Excluir
  2. Só de ouvir "Theme Aerith", dá vontade de sair correndo jogar! Linda música, emocionante, recomendo (parte final do video). Excelente post, sem dúvida a música é muito de um jogo.

    ResponderExcluir
  3. "...Um dia Uematsu estava na loja de aluguel de instrumentos musicais, onde trabalhava, quando foi abordado por agentes da Square (produtora de games) que o perguntaram se ele gostaria de “compor alguma coisinha simples” para um novo projeto que a produtora iria lançar..." nada acontece por acaso!
    Uill, parabéns pelo texto excelente, com finalizações de muita categoria!
    Tu acaba de retratar toda uma linha de trilha sonora que tocou na minha - na nossa, certamente - adolescencia! Lá atrás, cenários simples, histórias envolventes e comoventes de tantos RPGs e essas trilhas inesquecíveis, tocantes! Parabéns na escolha do tema!
    Longa (e belissima) vida ao nosso Lutador Nobuo e ao Ideiasnotom! Grande abraço!

    ResponderExcluir