-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Medeski, Martin & Wood ...






Medeski,Martin & Wood (ou MMW) é um trio de Jazz formado em 1991, mas espera ai!! Não se trata de apenas mais um trio de jazz, suas presenças de palco e composições são sempre marcadas pelo inusitado, improviso e pela ótima harmonia musical, afinal estamos falando de : Jhon Medeski (teclado HAMMOND e Piano), Billy Martin (Bateria e percussão) e no baixo e contrabaixo Chris Wood, e aqui a brincadeira começa.
Eles recorrem a várias influências culturais e diversas tradições musicais, percorrendo um caminho harmônico do Funk ao Hip Hop, são conhecidos pelo estilo convencional, certas vezes até descrito como “avant-groove”. Indo do jazz experimental, passando pelo free jazz e pelo soul jazz, o trio faz uma mistura de sentimentos em forma de notas musicas que, com certeza, torna uma experiência singular a apreciação de cada música. Em algumas oportunidades, o Grande e mundialmente reconhecido, guitarrista John Scofield acompanhou-os em turnês e mesmo em discos em estúdios (vídeo), o que torna essa experiência, um pouco mais gostosa de vestir.

Os membros da banda foram apresentados pelo grande baterista de jazz Bob Moses, que já havia realizado trabalhos com Medeski e Wood, e foi instrutor de Martin. Sabendo o que tinha nas mãos quando instruiu Martin, Moses tomou a liberdade de colocar esses três mestres em um mesmo placo (obrigado Sr. Moses), Eis então que em 1991 estava formada a Medeski,Martin & Wood. A primeira vez que se apresentaram juntos em um palco, foi no Village Gate , um popular clube de jazz de New York.

Foi nessa ocasião Que Medeski deu-se conta que não é fácil tranportar pianos de cauda de um lugar para o outro, então ele teve a miraculosa idéia de trocar o piano de cauda por um órgão (“THE” órgão) HAMMOND, nesse momento não é preciso dizer que a mágica aconteceu! Surgiu então o primeiro disco da banda “Notes From the underground” é o grande registro de sua era totalmente acústica. Em todos os álbuns que vieram após o primeiro, revelam Medeski usando uma variedade de teclados e órgão diferentes, incluindo MELLOTRON, MELODICA e até um CLAVINET, mas ele nunca abriu mão do velho HAMMOND.

As performances ao vivo de Medeski,Martin & Wood são famosas por sua natureza exploratória e seus shows normalmente envolvem o público com prorrogadas improvisações, um aspecto de suas musicalidades que, raramente é documentada em gravações em estúdios.

Em 2008 o MMW lançou o álbum chamado “Let’s GO Everywhere”, direcionado diretamente para público entre 4 e 12 anos , isso mesmo. Mas teve muito marmanjo correndo para as lojas atrás desse disco. Os três instrumentistas nunca tiveram a intenção de subestimar a inteligência da garotada, pelo contrário, compreenderam que era importante mesclar harmonias e ritmos em sintonia com a atmosfera lúdica e cativante de personagens, contos, e travessuras do universo infantil. As canções brincam com o hip hop, rock, o velho blues e absorvem o avant-garde de Coltrane e alguns ritmos brasileiros como maracatu e o samba. O resultado não podia ser diferente, o disco explodiu em vendas nas prateleiras.

O fato mais perto do que chamamos de “popular”, foi quando a música “End of The World Party” (que dá nome ao disco á que pertence), foi eleita para a premiêr do seriado Grey’s Anatomy, e pode ser encontrada na trilha sonorado mesmo.

Bom, pra quem quiser curtir um pouco de música de qualidade , fica o vídeo ao vivo da música chamada: “Chicken Dog”, composição e execução de John Scofield e a participação do trio MMW , agora é só preparar aquela dose de Jack Daniel’s , soltar o play e se jogar no sofá.







Nenhum comentário:

Postar um comentário