-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tá ouvindo? é mentiraa...


Como se não bastassem todas as “presepadas” que temos que aturar (políticas mal feitas, novelas, BBB’s, Faustão, e por ai vai...), em 1997 foi inventado um software que consegue realizar o sonho de qualquer um, faz de qualquer um profissional adorado por multidões! Não... Não é a matrix ainda! Mas é quase isso!

Haaa , ta bem exagerei um pouquinho! Na realidade não é nada demais, é apenas um programa de computador que consegue realizar algumas correções nas músicas, mais diretamente falando, na parte vocal da música! Como??!!

Hummmm deixa ver como dizer isso?!!!

Bem é um software chamado AUTO TUNE, por exemplo:

- Se um vocalista de uma banda vai colocar a voz na música em estúdio e o cara naquele dia não está muito bem e dá uma leve desafinada depois ele pode passar a música pelo AUTO TUNE com ajuda de um PC, é lógico, pra poder “concertar” a semitonação (não alcance da nota desejada). Alguns artistas chamam esse software de “PHOTOSHOP MUSICAL” já outros adeptos dizem que é “ UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL”.

Se para as capas de revistas o segredinho pra sumir com rugas e gordurinhas é o photoshop, na música pra dar um toque no gogó é o AUTO TUNE.

No último mês, o software criado em 1997 virou notícia e alvo do rapper Jay-Z, que lançou a música "D.O.A. (Death of Auto-Tune)" --"morte do Auto-Tune”. No vácuo, Wyclef Jean lançou "Mr. Auto-Tune", em que canta: "Sou o Sr. Auto-Tune/ Se você desafinar/ Transformo você em celebridade". Opaaa!! Reações não tardaram Mary J. Blige (que já gravou com Bono Vox) e Black Eyed Peas defenderam o programa. "Usamos com bom gosto", disse Fergie, ufaa, ta esquentando a conversa!

"Os puristas dizem que você tem que cantar sem errar, mas sou prático", diz Rogério Flausino, do Jota Quest. "Gravo tudo num dia e repasso com o técnico no outro. O cantor deve arrumar a afinação porque é ele quem sabe o que cantou." ( ou não né Flausino?)

Preta Gil, que usa o programa "em detalhes", acha que há exagero. "Tem cantor que relaxa porque o programa depois corrige. Mas ele também tira a espontaneidade. E tem muito cantor novo com voz de pato por causa do Auto-Tune." (se falar que são mineiros o Flausino vai ficar bravo Preta)

O produtor Deeplick, que já trabalhou com Wanessa Camargo e Seu Jorge, concorda. "Ouço pessoas que me dão a impressão de não cantarem nada, de serem construídas." "Mas cantor montado não faz sucesso, desaponta ao vivo", diz o produtor Luis Paulo Serafim, que já trabalhou com Maria Bethânia e Rita Lee e ganhou sete Grammy. "O Auto-Tune é a fábrica de mentiras da nossa música, deixa qualquer um afinadinho. Mas o público percebe que soa pior."

"Como público, acho legal os efeitos do software. Mas meu interesse em um cantor que não canta direito e usa o programa como maquiagem é bem pequeno", diz João Marcello Bôscoli, presidente da Trama. Brendan Duffey, que já produziu bandas como Linkin Park e Maroon Five, disse aos jornais se irritar com os puristas. "A tecnologia muda a arte. Pra que deixar seu disco meio estragado se ele pode ficar superbonito com tecnologia?".

É Brendan! Como dizia aquela tia no comercial da BAND: “não é feitiçaria, é tecnologia!”

Mas no meio dessa tecnologia toda, será possível achar lugar pro talento?

Não né ?! Pois é eu achei, mas e ai no show ao vivo como fica?

Play back? Que isso?

Tá bom, a gente fala sobre isso outro dia, não precisa se irritar!! hihi

Nenhum comentário:

Postar um comentário